Dietas e Emagrecimento

Hot Yoga Emagrece? Como Funciona?

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Sempre que se fala em exercícios físicos como um dos meios utilizados para emagrecer, há uma novidade que promete ser a grande aliada para alcançar esse objetivo.

E uma atividade que vem conquistando cada vez mais pessoas nos últimos anos é a Hot Yoga. Sua chegada ao Brasil é relativamente recente, de uns 3 anos pra cá que vem sendo desenvolvida e criando adeptos. Vamos entender agora exatamente como funciona e se a Hot Yoga emagrece mesmo.

Mas afinal, o que é Hot Yoga?

Trata-se de uma técnica antiga, mas que se popularizou nas últimas quatro décadas. Existem várias modalidades, mas a mais conhecida por aqui é a Bikram Yoga, que leva o nome do criador desse estilo – Bikram Choudhury.

Nessa modalidade realiza-se uma sequência de dois exercícios de respiração e 26 posições, durante 90 minutos, em uma sala aquecida a uma temperatura de 40° a 42°. O ambiente quente ajuda a aumentar a flexibilidade, aquece os músculos e o risco de lesões  torna-se bem menor. O calor deixa o corpo mais maleável, facilitando os movimentos e as posturas.

Hot Yoga emagrece? Como funciona?

Muitos praticantes afirmam que o Hot Yoga emagrece sim. Mas será que isso é verdade mesmo?

O objetivo não é o emagrecimento, mas a Hot Yoga emagrece pela intensidade dos exercícios – ou das posturas. O calor torna mais fácil o alongamento – musculatura, ligamentos e tendões ficam mais flexíveis e permitem que os praticantes consigam avançar nas posturas de forma mais rápida – pode ser esse exercício feito na hora da troca de posturas (que deve ser rápida e sabemos que as posturas de yoga não são as mais fáceis), e o esforço em conseguir e manter-se em determinada posição, que faça emagrecer.

Estima-se que a queima de calorias em uma aula seja bem significativa, bem como alguns quilos em uma única sessão – isso impressiona, mas aqui há uma variável que deve ser considerada, que é a perda de líquidos e não de gordura, durante a aula.

Como o ambiente da Hot Yoga é superaquecido, a transpiração é intensa e através do suor são eliminados água, sais minerais e toxinas, e com isso, o corpo fica mais leve, levando ao falso entendimento de perda de peso. Mas assim que a água é reposta, o corpo é reidratado e o peso normal volta.

A sua prática contínua ajuda no combate ao cansaço e estresse – sabe-se que o estresse tem a capacidade de desacelerar o metabolismo e fazer com que o corpo iniba a habilidade de queimar gordura. Então, indiretamente, pelo combate ao estresse, a Hot Yoga já estará ajudando com a aceleração do metabolismo, que por sua vez promoverá a queima de gordura. Além disso, também promove outros benefícios: trabalha corpo e mente, alonga, define músculos e melhora bastante o condicionamento físico.

Alguns especialistas asseguram que a Hot Yoga não pode ser substituta para exercícios aeróbicos, mas que deve ser combinada a um exercício aeróbico para que se tenha um ótimo programa de exercícios para manter a saúde e a boa forma.

Aqui cabe uma observação importante: há pelo menos duas posturas da Hot Yoga que aparecem como, entre outras coisas, auxiliares na eliminação da gordura abdominal: a postura Arda-Chandrasana com Pada-Hastasana e a Dandayamana-Bibhaktapada Janushirasana.

Arda-Chandrasana com Pada-HastasanaDandayamana-Bibhaktapada Janushirasana.Arda-Chandrasana com Pada-HastasanaDandayamana-Bibhaktapada Janushirasana.

A Hot Yoga é indicada para pessoas de todas as idades, independentemente da condição física. O progresso é rápido, devido aos seus métodos repetitivos e os benefícios já são notados nas primeiras aulas. A atividade funciona como um meio para que se alcance uma boa concentração, muita determinação e disciplina, mental e  corporal – e esses valores obtidos, levaremos a outros aspectos da nossa vida.

Para quem pensa que a prática de exercícios repetitivos se torna chata, engana-se. Esse é o segredo da atividade – o desafio das posturas, que são aprimoradas a cada aula. É nesse momento que determinação, disciplina, autocontrole e autoconhecimento são trabalhados e incorporados à vida da pessoa, que os utilizará em outras situações da vida.

Algumas recomendações para praticar Hot Yoga

  • O suor excessivo pode resultar em uma desidratação, mas isso pode ser prevenido pela ingestão de água durante a aula.
  • Para não haver o risco de hipertermia, que é a elevação anormal do aquecimento corporal, uma simples hidratação e pausas para descanso durante as aulas reduzem esse risco.
  • Algumas condições de saúde, como esclerose, epilepsia e complicações cardíacas, são sensíveis ao calor. Por isso recomenda-se que antes de começar Hot Yoga, um médico seja consultado.
  • Caso o calor cause sintomas como náuseas, fraqueza, tonturas e dores de cabeça, a pessoa deve parar imediatamente e sair da sala, para recuperar-se. Nesse caso também é aconselhável que procure um médico.
  • Mulheres grávidas podem praticar, desde que já praticassem a Yoga tradicional antes e que tenham pedido orientação a um médico.

Outros benefícios da Hot Yoga

  • Redução dos sintomas de algumas doenças

Além dos benefícios já apontados, a Hot Yoga funciona também como uma super aliada para ajudar a reduzir sintomas de muitas doenças e sintomas.

  • Asma e bronquite podem ser aliviadas através da Hot Yoga

De acordo com as posturas, há uma que ajuda quem tem problemas respiratórios como asma: a Pranayama, que é a postura que ajuda a expandir os pulmões e a caixa toráxica, permitindo que os pulmões usem a sua capacidade em até 90% – em geral usa-se apenas 10%, e usar apenas essa porcentagem é o que nos deixa suscetíveis a ter asma e outros problemas respiratórios, como a bronquite.

PranayamaPranayama

  • Artrite e diabetes

A postura Utkatasana ajuda a aliviar gota, reumatismo e artrites nas pernas. A Tadasana e a Padangustasana também ajudam com artrite.

Utkatasana TadasanaPadangustasana Utkatasana TadasanaPadangustasana

A postura Dandayamana-Bibhaktapada Janushirasana ajuda no controle da diabetes, pois equilibra o nível de açúcar, ajuda na perda de memória e na depressão.

Dandayamana-Bibhaktapada JanushirasanaDandayamana-Bibhaktapada Janushirasana